top of page

Vitamina B12 Engorda?


Na maioria dos casos, tomar uma vitamina do complexo B não leva a ganho de peso. Entretanto, a deficiência de vitamina B12 engorda, após iniciada a suplementação da mesma por pessoas que sofram disso. Isso porque perda de apetite é um sintoma de deficiência de vitamina B12. Uma vez que os níveis se normalizem, o apetite retorna e talvez alguns quilos também.



Pessoas com risco de deficiência de vitamina B12 incluem aqueles acima de 50 anos, aqueles que fizeram cirurgia para perda de peso, vegetarianos, veganos e aqueles diagnosticados com anemia perniciosa, doença celíaca ou doença de Crohn.


Apetite

Se você tem deficiência de algumas vitaminas B – B1, por exemplo –, você pode sofrer perda de apetite. Tomar mais B1, também conhecida como tiamina, pode ajudar a trazer de volta seu apetite. A dose recomendada de B1 para tratar a deficiência de tiamina fica entre 5 a 30 mg por dia, e até 300 mg para deficiência severa. Um suplemento de vitaminas do complexo B pode conter mais ou menos tiamina do que você precisa. Um médico pode prescrever tiamina ou outras vitaminas B nas quantidades corretas. Tenha em mente que a ciência suporta a ideia de tomar vitaminas B para tratar deficiências. Não existem provas de que tomar mais vitaminas B do que você precisa aumentará sua energia ou apetite além dos níveis normais.


Vitamina B12 Emagrece?

Recentemente, muitas pessoas ouviram sobre a ligação entre Vitamina B12 e perda de peso. Vitamina B12 e o peso estão ligados, mas não da forma que muitas companhias de remédios para perda de peso fazem parecer.


Vitamina B12 e Perda de Peso Não São Sinônimos

Vitamina B12 é uma vitamina que ocorre naturalmente em produtos animais como carne, peixe e ovos. Aqui está o que a Vitamina B12 faz pelo corpo:

  • Ajuda a produzir células vermelhas do sangue

  • Ajuda na claridade mental e perspicácia

  • Mantém nervos saudáveis – a B12 ajuda a produzir o tecido gorduroso em volta dos seus nervos chamado mielina, que protege os nervos de danos.

  • Trabalha para ajudar a produzir serotonina – esse é um dos hormônios produzidos no seu cérebro que te ajudam a ficar positivo. Frequentemente chamado de hormônio do “bem-estar”.

  • Ajuda a metabolizar gordura e proteína – Isso te dá mais energia.

Não dá para afirmar que Vitamina B12 emagrece. Ela ajuda a contribuir para perda de peso ao ajudar a metabolizar proteína e gordura. Quando proteína e gordura são metabolizadas, elas produzem energia, e ter energia ajuda as pessoas a perderem peso. Devido a isso, muitos nutricionistas e cientistas dizem, que enquanto a Vitamina B12 não ajuda as pessoas a perderem peso, um de seus efeitos colaterais é que ela desacelera o ganho de peso, porque pessoas com níveis suficientes de vitamina B12 em suas dietas tendem a ter mais energia do que aquelas com uma deficiência de vitamina.


Vitamina B12 e Alegações de Perda de Peso

Conforme você envelhece, aqueles quilos extra se tornam mais e mais difíceis de perder, especialmente em áreas tradicionalmente problemáticas como o abdômen, quadril e coxas. Pessoas que tentaram perder peso sabem como é difícil e começam a procurar por uma forma fácil de perder peso. Eles tentaram de tudo, de sucos que alegam que sua fórmula especial vai te fazer perder 5 quilos em 2 dias a pílulas que supostamente ajudam na perda de peso, ao impedir que gorduras dos alimentos sejam absorvidas pelo seu corpo.


A maior alegação das empresas que promovem a vitamina B12 como um suplemento de perda de peso é que ela acelera o metabolismo. A B12 ajuda a metabolizar gordura e proteína, mas não em quantidades grandes o bastante para realmente causar perda de peso. Cientistas, médicos e nutricionistas dizem que a perda de peso que ocorre naqueles que tomam injeções e suplementos de vitamina B12 é devido ao fato de que essas pessoas estão comendo de forma mais saudável e estão mais ativas por estarem tentando perder peso, e não devido à ingestão aumentada de B12.


Por Que Não Funciona

Aqui estão algumas razões por que afirmar que a vitamina B12 emagrece é um equívoco.

  • É solúvel em água – O corpo humano precisa de cerca de 3 mcg de vitamina B12 diariamente. Injeções e suplementos de B12 frequentemente têm centenas, se não milhares, de porcentagem a mais do que seu corpo precisa. Já que a B12 é solúvel em água, o que quer que seu corpo não use, ele joga fora.

  • Suplementos são uma fonte ineficiente de B12 – Suplementos são fermentados, então quando seu corpo termina de quebrar o multivitamínico que você toma, você recebe uma dose muito menor de B12 do que o rótulo diz. Então, por exemplo, você toma um multivitamínico que diz ter 500% da sua necessidade diária de B12. Quando seu corpo termina de quebrar o tablete do multivitamínico, ele absorve menos de 2 microgramas, cerca de 66% da quantidade recomendada de B12, nem perto dos 500% que o rótulo diz. Devido a essa taxa lenta de absorção de suplementos de B12, é melhor ter sua dose diária da vitamina através de fontes alimentares naturais.

Profissionais notam que suplementos que prometem perda rápida de gordura geralmente não funcionam. Veja o que o Rodrigo Polesso recomenda que tem funcionado em milhares de pessoas - Veja isso Aqui .

A abordagem ideal é ingerir menos calorias do que você usa, focando em alimentos saudáveis e aumento de atividade. Katherine Zeratsky, da Clínica Mayo diz que não há evidência que apoie a alegação de que B12 emagrece, ou qualquer outra vitamina B.


Alimentos Ricos em Vitamina B12

Se você quer aumentar sua ingestão de vitamina B12 para aumentar sua energia, tente adicionar esses alimentos à sua dieta:

  • Moluscos – isso inclui mexilhões, ostras, vieira e mariscos.

  • Cereais matinais fortificados com B12

  • Iogurte

  • Salmão

  • Ovos

  • Peru

  • Cordeiro

  • Carne magra

Sem Solução Rápida Para Perda de Peso

Tudo bem que não é verdade que a vitamina B12 engorda, e nem que emagrece, mas adicionar B12 à sua dieta pode te ajudar a ter mais energia.


O aumento de energia não só te ajuda com suas atividades diárias, mas também pode te ajudar a subir naquela esteira ou ir àquela aula de aeróbica. Ninguém quer ouvir isso, mas todo mundo sabe que a única forma de perder peso e mantê-lo é com uma dieta saudável e exercícios. Não é rápido, e às vezes não é divertido, mas funciona.

bottom of page