top of page

É Possível Perder Gordura e Ganhar Massa Muscular ao Mesmo Tempo?


Quando se fala de fitness, existem dois objetivos principais – perder gordura corporal e ganhar massa muscular.


É uma infelicidade que os dois sejam opostos uns aos outros.

A verdade é que, ao menos que você esteja usando algum tipo de suplemento químico, você irá consumir mais calorias para construir músculos. No final das contas, para seu corpo perder gordura você irá precisar ingerir menos calorias. Você consegue ver o quão contraditórios esses objetivos são?


Por causa disso, é realmente sem sentido tentar atingir os dois objetivos ao mesmo tempo, porque você irá perceber que não estará indo a lugar nenhum.

Levantadores de peso sabem que para ganhar massa muscular extra, eles vão ganhar um pouco de gordura também. Entretanto, o quanto de gordura eles irão ganhar é o equivalente ao tecido. Essa variável é que precisamos controlar.


É possível ganhar peso e não ganhar gordura também?

Para ganhar massa muscular, você tem duas opções disponíveis:

Existem algumas pessoas que comem o quanto elas conseguem de uma só vez. A lógica por trás dessa abordagem é que comendo o máximo possível eles irão conseguir ganhar massa muscular mais rápido e mais fácil. Isso não é um boa ideia. O corpo humano só consegue fazer uso da comida ingerida para a produção de massa muscular, e uma vez que seja alcançado o limite, o resto das calorias consumidas é armazenada como gordura. Isso é um fato simples e inevitável. Por mais que você queira o contrário, seu corpo está programado para fazer isso.


A maioria das pessoas escolhem “volume” por três ou seis meses… E para esses que consomem cinco mil calorias por dia ou mais nesse período, eles irão descobrir que acabaram com um ganho considerável de gordura, o que obviamente é o oposto do que eles esperavam alcançar.


Vamos por partes...Se você é do grupo que quer primeiro derreter gordura em pouco tempo para ganhar massa magra este produto é para você.


A outra opção que faz mais sentido é comer apenas as calorias extras necessárias para o crescimento muscular e nada além. Essa abordagem irá ajudar a não ganhar um corpo inteiro de gordura enquanto você ganha tecido muscular.


Agora, provavelmente você tem mais uma ou duas perguntas. Sem dúvida você está pensando quanto de músculo você consegue ganhar e quantas calorias você deve consumir.


Você deve ter escutado do rapaz que conseguiu ganhar 9 kilos de músculo em apenas um mês e meio (não confiável). Ao menos que você seja uma pessoa especial com genes maravilhosos e tenha acesso ao melhor programa de dieta e de treino possível, é bem improvável que você consiga alcançar resultados como esse AQUI.


Se você está treinando de forma adequada, você pode esperar um ganho razoável entre 250 gramas a 500 gramas de massa muscular por semana. Claro que se você não tem genética para isso, ou você não está se sentindo bem, esse número vai cair. No máximo você pode esperar entre 900 gramas e 1,8 kg de crescimento muscular em um mês, o que claramente demonstra a futilidade em consumir grandes quantidades de calorias.


Quanto mais você consome, mais provável você irá ganhar gordura. Genericamente falando, você deve comer entre 250 a 500 calorias acima da quantidade de Manutenção para ganhar massa muscular sem ganhar muita gordura. Ao manter um acompanhamento no seu nível de gordura corporal como também na sua aparência, você irá ver logo se o peso que está ganhando é gordura ou só músculo. Se você ver o índice de gordura do corpo aumentando, você precisa reduzir a quantidade de calorias consumidas.


Não seja desviado de todas as promessas. É melhor manter a realidade. Não importa o quanto você tenha lido sobre o número de calorias que você deveria comer, não significa que seja a dosagem perfeita para você. As pessoas são diferentes e o seu metabolismo não é o mesmo que o de outra pessoa. Você provavelmente irá precisar fazer ajustes ao longo do caminho.


Tente ser paciente e pegue leve para que você possa ganhar massa muscular com cuidado ao invés de ganhar gordura. Além de tudo, você não irá achar engraçado tentar perder gordura novamente após o seu progresso.


Por isso, após levar tudo em consideração, prefira ir devagar ao invés de começar um período de excessos. Além de alcançar a aparência desejada, você irá também passar por menos estresse. Use a abordagem cuidadosa para evitar desapontamentos, porque ver o definição do seu músculo praticamente desaparecer diante daquela gordura pode ser desmoralizante. Mantenha o controle e você sera capaz de evitar esse problema.

bottom of page