top of page

A Dieta de Carboidratos Funciona?


Dietas pobres em carboidratos funcionam? Esse é um modo eficaz mesmo de perder peso? Aqui vai o que alguns dos melhores especialista têm a dizer sobre a dieta dos carboidratos:


Um exemplo comum de uma generalização perigosa é “carboidratos engordam”. Isso leva as pessoas, de qualquer tipo físico, a terem uma fobia por carboidratos desnecessária. Se você aglomera todos os carboidratos na mesma categoria, não sabe que existem carboidratos nutritivos e saudáveis, assim como carboidratos desprovidos de caloria e insalubres.


Os gurus que pregam a máxima de que carboidratos fazem mal, causaram mais confusão com seus pontos de vista dogmáticos do que qualquer outra coisa na história da indústria da perda de peso.


A verdade é que a dieta de carboidratos e altas proteínas pode funcionar muito bem para os endomorfos intolerantes a carboidratos, especialmente se são sedentários. Mas pessoas com tipos de corpos diferentes podem sofrer com baixa energia, irritabilidade e perda de clareza mental.


Isso porque os carboidratos são combustíveis preferenciais do nosso corpo, principalmente do cérebro, mas precisam ser prescritos baseados no nível de atividade física da pessoa e intensidade do treino.




Outra falha em recomendar a dieta de carboidratos para todos é presumir que todo mundo tem dificuldade em metabolizar carboidratos, então todos devem fazer uma dieta de carboidratos baixos. Uma grande porcentagem de pessoas obesas tem sintomas de síndrome metabólica e intolerância a carboidratos. Porém, de acordo com pesquisas e experiências minhas trabalhando com centenas de clientes com uma variedade de níveis de gordura corporal, estimo que apenas 20-30% da população seja intolerante a carboidratos.


Somente uma fração desses 20-30% é seriamente intolerante a carboidratos.


O melhor modo de se encarar uma dieta de carboidratos é como um último recurso para aqueles com extrema dificuldade em perder gordura do modo convencional. A maioria das pessoas perde gordura corporal simplesmente adicionando uma rotina de exercícios de forma regular e “limpando” suas dietas. Uma dieta limpa significa que você conseguiu agir de acordo com as regras básicas da nutrição como comer refeições pequenas e frequentes, controlar a porção, cortar as gorduras saturadas, evitar açúcar, beber muita água e comer proteínas magras em cada refeição.


Calorias são sempre o fator mais importante na perda de peso e o primeiro fato a se considerar. Somente assim, você pode adequadamente calcular as proporções de proteína, carboidratos e gordura especificamente para suas necessidades.


Espero que essas informações tenham ajudado a responder a questão das dietas de carboidratos e de como elas funcionam.

bottom of page