top of page

Como o Café Verde Pode Ajudar Você a Perder Peso e Emagrecer com Saúde


Você ficou sabendo? O café, na sua forma crua e não tostada, pode ser uma parte benéfica do seu plano para emagrecer com saúde. Em Abril, Dr. Joe Vinson apresentou suas descobertas na 243 National Meeting & Exposition of the American Chemical Society (ACS) em uma pesquisa sobre a relação entre o café verde e perder peso.

No estudo, dava-se aos participantes diferentes doses de café verde e mediam-se: sua perda de peso, IMC (índice de massa corporal) e porcentagem de gordura corporal.


Os participantes eliminaram mais peso quando consumiram 1,050mg de café verde por dia do que quando tomaram o placebo. O estudo se estendeu por 22 semanas, tempo o bastante para se observar alguns resultados significantes para os participantes.

Isso pode soar como baboseira pseudocientífica, mas os resultados do estudo são claros. Os participantes não fizeram nada, além de seguir sua rotina habitual. Eles não mudaram seus hábitos alimentares, nem aumentaram sua atividade física. Foi apenas a adição do café verde na sua dieta o que os ajudou a perder peso.


Essa informação foi o suficiente para chamar a atenção da comunidade cientifica, da mídia e, é claro, das grandes companhias alimentícias. Então, não se impressione caso veja alguns produtos de café verde no seu supermercado em breve.


O Que Exatamente é o Café Verde?

O café verde não é verde, de maneira alguma, só é cru. O café que você compra no supermercado ou toma no seu café favorito consiste de grãos que foram tostados antes de se tornarem essa bebida deliciosa. Tostar é uma forma de cozinhar; cozinhar e aquecer o café faz uma ótima bebida, mas não ajuda nos seus esforços para perder peso.

O Café Verde, por outro lado, refere-se ao café que não foi processado na sua forma natural de grão, permanece exatamente como é retirado da planta. Se você moer o grão e depois fizer uma bebida, vai notar que ela não tem o mesmo gosto complexo do café normal que nós todos adoramos.


O que tem no Café Verde que faz Perder Peso?

O ácido clorogênico no grão de café cru é o que nos faz perder peso. Existem evidências de que este polifenol inibe a amilase e a lipase pancreática, duas enzimas do trato gastrointestinal que quebram o amido e a gordura. Isso impede a absorção pelo organismo da glicose e dos lipídios, diminuindo a absorção de calorias e levando à perda de peso. Tostar o grão elimina o ácido clorogênico e faz o café ficar inútil para perder peso, explica o autor do estudo.

Você pode comer grãos de café crus? Ninguém vai gostar da ideia de mastigar os grãos sem tostar. Grãos de café crus não são nem um pouco saborosos, mas muito amargos. Então, como fizeram o café verde ficar com um sabor agradável para se comer?


Como funciona?

Ao invés de tentar engolir o extrato amargo do café em forma líquida, os participantes do estudo tomaram o café em forma de pó, dentro de uma cápsula. Eles tiveram que tomar as cápsulas três vezes ao dia; já que 1,050 mg de extrato de café tem um grande volume, uma cápsula seria grande demais para engolir. A dose ideal, de acordo com o estudo, é de um pouco mais de 1,000mg de extrato de café verde por dia, como afirma o Dr. Vinson, já que nenhum participante abandonou o estudo e não houve efeitos colaterais observáveis. O café verde é um ingrediente para se buscar, caso você esteja interessado em um suplemento para emagrecer com saúde.


Onde Posso Encontrar o Café Verde?

Ainda que você não consiga encontrar suplementos de café verde na sua drogaria local, os resultados promissores dos estudos recentes fazem com que o extrato seja algo muito atrativo para os fabricantes de alimentos e suplementos. Até agora, a gigante do café Starbucks já lançou sua nova bebida energética baseada em café verde, a qual usa sucos de frutas para mascarar o sabor amargo do café. A versão do Starbucks da bebida de café verde pode ser encontrada em lata, de maneira que pode ser guardada na sua geladeira até o consumo.


Ao mesmo tempo em que não endossamos o uso de muitos suplementos para perder peso, ainda mais os que anunciam “perca peso rápida e facilmente”, é legal ver as notícias sobre o café verde. A ideia de um suplemento para emagrecer com saúde clinicamente testado, totalmente natural e sem fazer parte da moda do momento, além do fato do café verde não ter nenhum efeito colateral desagradável é totalmente louvável.

bottom of page