top of page

A Verdade Sobre os Atores e os Esteroides Anabolizantes Para Ganho de Massa Muscular


Toda vez que um ator fica sarado - Clique aqui, muitas pessoas se perguntam imediatamente: ele está tomando esteroides anabolizantes? Henry Cavil no Homem de Aço, Chris Hemsworth em Thor, Hugh Jackman no X-Men, Brad Pitt em Troia, Christian Bale em Batman, Gerard Butler em 300. Sempre que esse tipo de físico aparece na tela, as garotas se derretem, os rapazes correm para a academia e a indústrias da boa forma têm ótimo dia de vendas.


A revista Men’s Health inventa treinos que as estrelas com certeza não fizeram, as companhias de suplementos começam rumores de que seus produtos foram responsáveis por esses ganhos impressionantes e supostos especialistas ponderam sobre como nós podemos ficar sarados e por aí vai.


Mas as transformações fantásticas de Hollywood pedem uma pergunta:

Esses caras usaram esteroides anabolizantes? Nós, meros mortais, sem drogas temos a chance de conseguir ganhar massa muscular da mesma forma? Vamos descobrir, começando pelo assunto controverso dos esteroides.


Desmistificando o Poder dos Esteroides Anabolizantes

Pessoas que não têm familiaridade com o mundo dos esteroides pensam muitas coisas diferentes sobre essas drogas.

  • Alguns pensam que os esteroides anabolizantes garantem níveis sobre humanos de ganhar massa muscular, enquanto outros dizem que eles não mudam muita coisa, a não ser que você use muito.

  • Alguns pensam que você não consegue nada de especial em relação a sua forma física sem esteroides e outros ainda afirmam que com a dieta e treinamento correto, você pode conseguir o físico que você quiser.

  • Alguns dizem que os esteroides anabolizantes são incrivelmente perigosos e outros dizem que o uso regular deles é tão seguro quanto beber bebidas alcoólicas regularmente.

Bem, vamos dar uma olhada fria e científica sobre o uso de esteroides, para ver quais efeitos eles realmente têm e então discutir seu provável uso por atores.



Então, qual o poder real de ganhar massa muscular dos esteroides anabolizantes?

Alguns estudos científicos nos dão uma boa ideia.

Pesquisadores da Universidade de Maastricht conduziram uma revisão extensiva da literatura referente ao uso de esteroides anabolizantes, e assim descobriram que o ganho muscular de pessoas fazendo treinos de resistência sob a influência de esteroides ficava entre 2 a 5 kg em curto prazo (menos de 10 semanas). O maior crescimento muscular descoberto pelos pesquisadores foi de 7 kg em 6 semanas de levantamento de peso sob o efeito de anabolizantes.


Agora, um novato (homem) sem usar drogas, seguindo um bom programa de levantamento de pesos (incluindo a dieta apropriada) pode esperar ganhar de 9 a 13 quilos de músculos no primeiro ano de levantamento de peso, se fizer tudo certo. Até onde podemos ver, o uso medíocre de esteroides faz o mesmo, enquanto o uso correto de esteroides pode dobrar esses números.


Outra pesquisa que dá maior clareza sobre o poder dos esteroides anabolizantes é um estudo de caso conduzido com um fisiculturista profissional. Os pesquisadores o acompanharam por um ano, e ele usou esteroides em 11 dos 12 meses desse período. Naquele ano ele ganhou uma média de 6,8 quilos de músculos, o que é bastante considerando seu nível de treinamento e condicionamento.


Um estudo conduzido pelos pesquisadores do Hospital de McLean também vale a pena ser revisado. Antes de começarmos, é importante definirmos o que é massa livre de gorduras: é tudo no seu corpo que não contém gordura, como músculo, ossos e água; o índice de massa livre de gordura (FFMI) é a medida de quanta musculatura você tem.


Agora, o estudo acima envolvia a análise do físico de 157 atletas homens, incluindo fisiculturistas profissionais. Metade dos homens havia usado esteroides (sendo que dois terços deles tinham usado esteroides no último ano) e metade nunca tinha os usado.


O que os pesquisadores descobriram era que o usuário médio de esteroides tinha um FFMI de 25 enquanto o não usuário tinha em média 22. O físico mais musculoso alterado por esteroides era de 32 e o melhor físico livre de drogas estava por volta de 25.

Agora temos uma ideia melhor do que os esteroides tornam possível e em quanto tempo isso acontece, então vamos voltar ao assunto verdadeiro deste artigo: atores e o uso de esteroides anabolizantes.


Atores e o Uso de Esteroides

A primeira coisa que provavelmente já chamou sua atenção é a velocidade de ganhar massa muscular e a perda de gordura que alguns atores conseguem para certos papéis em filmes.


Normalmente, ouvimos números absurdos, mas reais como ganhar 9 ou mais quilos de músculo em apenas alguns meses, enquanto ficam mais magros ou reduzem a quantidade de gordura porém, para isso é preciso técnica e dedicação e informação precisa.


Bem, você sabe que tais ganhos não são possíveis sem o uso de esteroides. Se você é novo em levantamento de peso e livre de drogas, se conseguir ganhar 200 gramas de músculo por semana, você estará indo muito bem! Você pode até ser capaz de ganhar por volta de meio quilo por semana nos seus primeiros dois meses, o que será muita sorte para um novato. Se você já levanta pesos regularmente por muitos anos, você vai ter sorte se ganhar mais de 1,5 a 2,5 quilos de músculos em um ano de treino consistente e intenso.




Então a resposta simples para essa pergunta é sim, muitos atores usam esteroides para se preparar para os filmes. Mas os caras que citei antes fizeram isso? Não sei. Mas também não sei porque eles não o fariam.

Pense por um segundo. A maioria dos atores não são levantadores de peso dedicados e ficam em ótima forma o ano todo, e além disso eles têm ótimos incentivos para usar esteroides anabolizantes para se preparar para um filme.

  • Um pagamento milionário.

  • Fama, o que vai trazer mais pagamentos milionários.

  • Pouco tempo para ficarem magros e sarados.

  • Acesso aos melhores médicos para assegurar que nada de errado vai acontecer, pensando em possíveis efeitos colaterais.

O único ponto contrário seria uma aversão pessoal ao uso de drogas e questões morais sobre o fato dos esteroides anabolizantes serem ilegais. E os atores de Hollywood não são necessariamente conhecidos por seus hábitos legítimos e saudáveis.


A prevalência do uso de esteroides entre atores se preparando para filmes fica bastante óbvia quando se observa como eles treinaram e comeram. Nós sempre ouvimos sobre um ou outro que malhou por duas horas ou mais por dia, 7 dias por semana e além disso, fez condicionamento. Algumas vezes, dizem que eles malharam de 4 a 7 horas por dia, o que iria destruir até o mais bem condicionado atleta, e ainda assim ficaram ótimos. E as dietas? Milhares de calorias por dia com uma grande quantidade de proteínas, e mesmo assim, ficaram magros.


Você simplesmente não consegue fazer essas coisas sem esteroides. Se um cara sem drogas fosse tentar essa abordagem, o que iria acontecer é que ele ia acabar treinado demais e gordo.


Veja bem, não escrevemos esse artigo para acusar alguém em especial, nem originar ódio para os atores de Hollywood ou para as pessoas que usam esteroides. Recomendamos que as pessoas não usem drogas, mas aquelas que usam esteroides podem fazer o que quiserem com seus corpos.


A razão pela qual escrevemos esse artigo é para que você possa avaliar melhor as impressionantes transformações de Hollywood e não cometa o erro de seguir o mesmo treinamento e protocolos de dieta.

bottom of page