top of page

Crisina: O que é ? Como Tomar , Para Que Serve e seus Efeitos Colaterais


Um dos flavonóides mais conhecidos na atualidade, a crisina tem a capacidade de inibir o processo de aromatização que transforma a testosterona em estrogêneos em homens mais idosos ou em processo de envelhecimento e que é em grande parte responsável pela sua relativa feminização, conhecida também como ginecomastia.

A crisina então é utilizada juntamente com precursores ou os estimuladores da testosterona como atribulus terrestris, por exemplo, para contrariar o processo perverso de transformação da testosterona em estrogêneos associado ao envelhecimento.

Quando se tratam de atletas e body-builders, ambos normalmente utilizam doses contendo de duas a três gramas de crisina por dia. Os indivíduos que apenas pretendem o aumento da sua testosterona e a redução dos estrogêneos, contentam-se em geral com um ou duas gramas por dia e adaptam o consumo de acordo com os resultados obtidos.

Assim como qualquer tipo de substância, a crisina isolada não gera resultados efetivos. O acompanhamento profissional nesses casos é indispensável. Na maioria das vezes, além da indicação da substância junto a outras, uma rotina alimentar e de treinos é repassada para que aí sim o resultado almejado seja alcançado.


Para que serve

A crisina possui inúmeros benefícios e atuações no corpo humano. A principal característica desse composto é de inibir o processo que transforma testosterona em estrogênios, principalmente em homens de idade mais avançada, já que é nessa etapa da vida que ocorre uma sutil feminização. A crisina tem o papel de bloquear uma enzima chamada aromatase, a qual atua no processo de conversão da testosterona.

Por esse fator, a crisina é vendida juntamente com outros estimuladores da testosterona, como o extrato de Tribulus terrestres e de DHEA (dehidroepiandrosterona). Além desses fatores, a crisina ainda possui características antioxidantes, suprimindo a formação de ácido úrico e de algumas espécies reativas de oxigênio, além de, em algumas condições, inibir a peroxidação lipídica.

A testosterona se converte em outras substâncias quando atinge certa concentração no corpo humano, e isso varia de homens para mulheres. Como já foi visto, a testosterona tende a transformar-se em estrogênio e o excesso desse composto, em homens, tem duas consequências: a produção de sintomas indesejáveis, como a ginecomastia, e poder atuar na HPTA (human pathogens and toxins act), reduzindo a produção natural de testosterona. Assim, a crisina tem o papel de bloquear a enzima que atua nesse processo, retardando-o.

Seu papel é muito importante para homens que precisam da testosterona para a hipertrofia, por exemplo. Como consequência desse papel desempenhado pela crisina, ela também ajuda a aumentar o anabolismo, o qual é responsável pela fabricação de massa muscular e redução de gordura.

Funciona mesmo?

Inibidores da aromatase, como a crisina, não foram originalmente desenvolvidos para homens que procuram o aumento de testosterona. Foram desenvolvidos como agentes quimioterápicos para o câncer de mama. O crescimento de muitos tumores de mama é aprimorado pelo estrógeno, o qual pode ser controlado pela crisina, impedindo o aumento do tumor e melhorando as chances de sobrevivência de mulheres que sofrem com essa doença.

Cientistas realizando estudos in-vitro em vários flavonoides descobriram que a crisina é, assim, um potente inibidor da aromatase humana. Porém, estudos in-vitro não conseguem nos dizer se certo composto realmente funciona se ingerido por humanos. Além de que não se sabe como o medicamento reage ao entrar em contato com o ácido do estômago ou com as enzimas digestivas.

Em outras palavras, quando o composto é consumido, pode acontecer dele não ser totalmente absorvido em sua forma ativa ou em uma quantidade satisfatória para que ocorra os efeitos desejados. Pensando em resolver esse problema, cientistas estudam conciliar a crisina com outros produtos, os quais iriam ajudar na absorção desse.

Como tomar

Atletas olímpicos costumam consumir em torno de 1-3 gramas de crisina por dia, sendo essa dose considerada segura e ideal. Para melhores resultados, é recomendado tomar metade 1 hora antes de se exercitar e a outra metade na hora de dormir.

A dosagem de crisina, no entanto, vai depender de vários fatores, como idade do usuário, saúde etc. Produtos naturais não são necessariamente seguros e a dosagem é um fator importantíssimo para se ter os melhores resultados desses medicamentos.

Efeitos colaterais

Em humanos, 500mg de crisina (divididos em duas dosagens) não é associado a efeitos colaterais. Médicos aconselham os usuários a limitar suas dosagens para 8 semanas, seguindo as informações de quantidade de forma mais precisa possível. Deve-se retomar o uso após o período de desintoxicação do corpo, que varia de pessoa para pessoa; por isso, consulte um médico para que ele diga quando é permitido retomar o uso da crisina. Grávidas e mulheres em período de amamentação devem evitar a crisina.

Interações com outros medicamentos

Alguns medicamentos são quebrados no fígado, como o Cytochrome e seus substratos. Tomar crisina com esses medicamentos pode aumentar o potencial de efeitos colaterais dessa droga, além de alterar a qualidade dos efeitos desses medicamentos no corpo humano.

Medicamentos para câncer que são sensíveis aos níveis de estrógeno, como os inibidores de aromatase, são afetados pelo uso de crisina. Inibidores de aromatase, assim como a crisina, diminuem a quantidade de estrógeno produzido pelo corpo. Tomar esses dois produtos juntos pode diminuir o estrógeno em quantidades excessivas.

bottom of page