top of page

14 Benefícios da Musculação Para a Boa Forma e Saúde


Existem muitos benefícios da musculação para a saúde. Muitas pessoas ficam longe dos pesos na academia. As maiores razões são: não sabem como usar os pesos e, em segundo lugar, têm medo de que podem ficar muito musculosas. Então, ficam com suas longas aulas de aeróbicos, spinning, kickboxing e muito tempo na esteira e nas bicicletas.

Também têm as aulas de yoga para perder peso e aumentar a flexibilidade. Mesmo que a yoga ajude na sua flexibilidade e seja um ótimo alongamento, nada é melhor do que pegar pesos intensamente. Sim! Levantar pesos vai desafiar você e seus músculos.

Se você está decidido a perder aquela gordura teimosa em seus quadris, panturrilhas, braços, barriga, costas e etc., tente treinar com pesos também. Você não tem noção de quantos benefícios da musculação existem para a boa forma e para a saúde. Mulheres precisam levantar pesos tanto quanto homens. Outros termos para treinos de força são: treino de resistência e treino com pesos.


Avisos

• Preste atenção em sua postura quando fizer musculação. Uma postura incorreta pode levar a algumas dores e isso não é legal. Faça um amigo na academia que possa te ajudar com o levantamento ou se tiver dinheiro para isso, contrate um personal trainer. Vídeos do youtube são um ótimo lugar para se basear e praticar as posturas certas para levantar pesos.

• Não trabalhe os mesmos músculos em dois dias consecutivos, trabalhe diferentes grupos musculares em dias diferentes. Uma pausa de 2 dias é necessária antes de começar a trabalhar o mesmo músculo novamente. Isso é necessário porque o tecido muscular demora 48 horas para se restabelecer.


Benefícios da Musculação para a Saúde


1. Desenvolva mais músculos e previna a perda muscular

Um triste fato é que, enquanto envelhecemos, nós começamos a perder músculos. Este processo pode começar já aos 20 anos, mas depois dos 35 ou 40, ele realmente acontece. Essa perda muscular também é conhecida como Sarcopenia. Levantar pesos é, portanto, importante para prevenir a perda de músculos que normalmente acontece no processo de envelhecimento. O Treino de Força (TF), portanto, pode não apenas prevenir a perda muscular como construir novos músculos.

As mulheres normalmente têm medo do treinamento com pesos, pois ele pode fazer com que fiquem musculosas e masculinizadas. Isso está longe da verdade. As mulheres simplesmente não têm os hormônios para ganhar esse tipo de massa muscular. Então, deixe de lado seu medo e pegue pesos na academia ou invista em um par de alteres.


2. Queime mais gordura

Os Treinos de Força vão queimar gordura mais rápido do que qualquer exercício cardiorrespiratório. A musculação constrói músculos e queima gordura. Então, deixe de lado suas longas e chatas sessões de exercícios cardiorrespiratórios e comece a levantar pesos.

Como o treino de força queima gorduras? Quando levantamos pesos, nossos tecidos musculares se rompem. Depois do exercício, é hora de reconstruir essas fibras musculares. A construção de músculos (reparo celular) queima uma quantidade imensa de calorias, o que ajuda a queimar a gordura corporal e constitui um dos maiores benefícios da musculação para a boa forma.


3. Crie um efeito de queima posterior

O termo para o efeito de queima posterior é EPOC (Consumo de Oxigênio em Excesso Após o Exercício). Refere-se à quantidade de calorias que você continua a queimar após o exercício. Pesquisas demonstram que treino de força queima mais calorias após o exercício do que os exercícios cardiorrespiratórios lentos.


4. Aumente sua Força

Com um treino consistente, você notará uma melhora nos seus levantamentos. E não precisa ser um gênio para perceber que o treino de força o deixará mais forte.


5. Fique mais bonita, definida e com mais tônus muscular

Digamos que você retirou toda a gordura do seu corpo fazendo uma dieta rígida, mas você não tem nenhum tônus muscular. Isso não vai resultar no seu corpo ideal. TF dá a você o tônus muscular e constrói um corpo cheio de curvas que te deixará mais bonita.


6. Construa mais densidade óssea e combata a osteoporose

Levantar pesos não apenas desenvolve os músculos, mas também aumenta a densidade dos seus ossos. Pesquisas demonstram que um dos benefícios da musculação para a saúde é a ajuda para enfrentar a osteoporose, em conjunto com uma boa dieta. Treinos de resistência podem promover o desenvolvimento ósseo e alguns estudos demonstram um aumento de 1 a 3% na densidade mineral dos ossos.


7. Diminua suas chances de lesões, dor nas costas e artrite

Com mais músculos e ossos mais fortes, você diminui seu risco de lesões. Treinos de resistência também podem ajudar a reduzir dor nas costas e a suavizar o desconforto da artrite e da fibromialgia, além de ter sido demonstrado que ele reverte alguns fatores específicos nos músculos esqueléticos.


8. Reduza seu risco de diabetes

Treinos de força aumentam seu tecido muscular. Os músculos vão utilizar o açúcar do sangue como combustível e criar reservas de açúcar em forma de glicogênio. Isso significa que, quanto mais músculos você tiver, menores os níveis de açúcar no sangue, diminuindo o risco de contrair diabetes do tipo 2. Por isso, um dos benefícios da musculação para a saúde é ajudar na prevenção e controle da diabetes de tipo 2, pois diminuem a gordura visceral, reduzindo o HbA1c e aumentam a densidade do “transportador” de glicose tipo 4, além de aumentar a sensibilidade da insulina.


9. Aumente sua confiança e sua autoestima

Um treino regular de força, unido a uma dieta saudável proporcionará a perda de gorduras que você sempre sonhou. Isso vai, automaticamente, aumentar sua confiança e autoestima. Você vai ter aquele sentimento de “Sim. Eu posso”.


10. Melhore seu humor e combata a depressão

O Treino de Força oferece sensação de bem estar em um nível químico e hormonal. Ele aumenta os níveis de endorfina no seu cérebro, e endorfinas têm uma estrutura molecular similar à da morfina, sendo conhecido como o composto químico “feliz”, pois ele aumenta sua sensação de bem estar. Endorfinas são bloqueadores naturais de dor e estresse.


11. Foque nas suas áreas problemáticas e consiga uma forma curvilínea

Ainda que não existam soluções mágicas para a redução de gorduras localizadas e seja fato que precisamos exercitar todos os nossos grupos musculares, mais um dos benefícios da músculação é poder eliminar aquelas áreas problemáticas como braços flácidos, gordura nas costas, gordura no peito, “pneuzinhos”, etc.


12. Uma melhor utilização do seu tempo na academia

Todos nós temos pouco tempo e não temos tempo para perder. TF oferecem um melhor resultado, queimando mais gordura e construindo mais músculos.


13. Diminua os efeitos do envelhecimento

Treinos de força podem prevenir as doenças do envelhecimento e, assim, diminuir os efeitos na saúde do mesmo, deixando-o mais magro e jovem.


14. Tenha os mesmos benefícios que o exercício cardiorrespiratório

Exercícios cardiorrespiratórios (também conhecidos como exercícios aeróbicos) são ótimos para o seu sistema cardiovascular. Qualquer exercício, como andar, correr, andar de bicicleta, aparelhos elípticos e remar podem ser ótimos exercícios cardiovasculares que aumentam sua frequência cardíaca. Quando você levanta pesos rapidamente com pouco, ou sem nenhuma pausa entre as séries, você também consegue elevar sua taxa cardíaca. É como matar dois coelhos com uma cajadada.

Comece hoje mesmo a levantar pesos e consiga todos esses benefícios da musculação para a boa forma e a saúde.

bottom of page