top of page

A Dieta do Abacaxi – Como Funciona, Cardápio e Dicas


Adotar uma alimentação equilibrada e rica em alimentos naturais não é novidade para ninguém. O abacaxi é bastante comum em dietas e sua presença está cada vez maior entre as receitas de sucos desintoxicantes. A fruta pode contribuir com inúmeros benefícios para a qualidade de vida, é exatamente por isso que criaram a dieta do abacaxi. Você não só entrará em forma, como também poderá desfrutar do sabor singular da fruta em seu plano alimentar.

As funções nutricionais que o abacaxi pode oferecer merecem destaque, é por isso, então, que entenderemos melhor sobre como funciona a dieta do abacaxi, e quais as atitudes a serem feitas para conquistar resultados positivos.

Benefícios do abacaxi

A fruta possui pouquíssimas calorias e contém um alto teor de água, características fundamentais para aqueles que desejam perder peso, pois podem contar com efeito diurético. O alto teor de fibras pode auxiliar no processo de digestão, e além disso, a dieta do abacaxi também pode contribuir com efeitos desintoxicantes, o que favorece a limpeza do corpo durante a adoção do novo plano alimentar e novo estilo de vida.

O abacaxi possui bromelina, que nada mais é que uma mistura de enzimas que digerem as proteínas, pode oferecer função anti-inflamatória e ainda intensificar a queima de gorduras.

Como funciona a dieta do abacaxi

Inicialmente, podemos caracterizar a dieta do abacaxi como altamente restritiva, o que contribui para a conquista de resultados rápidos. Essa restrição deve receber atenção especial, pois o plano alimentar não pode ser mantido por mais de 5 ou 6 dias. Caso contrário, a dieta do abacaxi poderá oferecer prejuízos à sua saúde.

Podemos afirmar que essa dieta pode ser adotada ocasionalmente, ou seja, você pode adotá-la para vestir aquele vestido que está um pouco apertado, para eventos que acontecerão em um pequeno período de tempo, enfim, eliminar aqueles quilinhos extras que estão incomodando. Dessa forma, é considerada uma dieta emergencial e não voltada para a qualidade de vida permanente.

A dieta do abacaxi pode ser reconhecida como segura, mas é fundamental que você busque uma avaliação médica para que não haja prejuízos à saúde e, principalmente, não adote a dieta do abacaxi por períodos mais extensos que aqueles recomendados.

Bom, podemos notar que tudo o que você tem a fazer é adotar o plano alimentar por 5 dias. A privação de alimentos é alta, e não há variedade deles, mas se adotada em um curto período de tempo, a dieta pode ser inofensiva para pessoas saudáveis. Essa dieta não é recomendada para pessoas que desejam perder muito peso.

A maioria das refeições da dieta do abacaxi não necessita de cozimento e ainda são de fácil preparo. Você pode fazer uma porção maior de caldo de legumes e assim, manter armazenado para ser consumido por diversos dias.

Os exercícios físicos apenas são contraindicados para pessoas que possuem problemas de saúde, as quais não devem adotar a dieta do abacaxi. As demais pessoas devem se manter ativas e praticar pelo menos 3 vezes por semana, independente do local de prática.

Prós e contras da dieta do abacaxi

  • A dieta do abacaxi pode ser considerada uma dieta da moda. É importante reconhecermos que ela não é uma dieta a ser adotada para uma alimentação “fixa”. Sua adoção deve ser restrita e limitada por no máximo 1 semana.

  • A facilidade para encontrar os ingredientes e alimentos necessários para as refeições pode favorecer a adoção e auxiliar no preparo mais rápido.

  • Se você deseja apenas perder aquele quilinho que tanto incomoda ou notar diferenças corporais rápidas, a dieta do abacaxi pode ser muito atrativa. Pode ser considerada uma solução válida e rápida.

  • A dieta do abacaxi pode ser reconhecida como uma dieta de desintoxicação. Caso queira esse efeito, ela pode ser uma nova aliada, se adotada no momento certo e da forma certa.

  • É importante destacar que a dieta do abacaxi não se responsabilizará pelo peso perdido. Vamos esclarecer, saiba que com essa dieta hipocalórica, você não só perderá gorduras, mas a eliminação rápida de peso também proporcionará a perda de massa magra, líquidos e, inclusive, nutrientes fundamentais para o equilíbrio de seu corpo; por isso, atente para o período de adoção e não estenda para um período superior ao recomendado.

  • O plano alimentar com a presença marcada da fruta pode se tornar monótono e pouco motivador.

  • O abacaxi pode contribuir com efeito diurético, por isso, durante a dieta você irá reter menos líquidos e o seu corpo poderá ser privado de diversos nutrientes. É fundamental que você tenha cuidado com o que você come durante a dieta, para que você não ganhe peso rapidamente ao interromper o plano alimentar da dieta do abacaxi.

  • A baixa quantidade de calorias e as demais características da dieta podem aumentar o risco de doenças do coração, problemas renais e até mesmo a já dita perda de massa muscular.

Auto controle

Essa característica é fundamental na dieta do abacaxi. Já destacamos que essa dieta deve ser adotada por um curto período de tempo e o plano alimentar é extremamente restrito, por isso você deve atentar para o retorno à alimentação regular, pois abusar das porções e consumir mais calorias pode contribuir para que você readquira todo o peso perdido durante a adoção da dieta. Você deve exercer o auto controle e se conscientizar de se alimentar com porções adequadas às suas reais necessidades nutricionais.

Cardápio de 5 dias de dieta do abacaxi

Para melhores resultados, use apenas abacaxi fresco, não enlatados ou industrializados que possuem conservantes.

- Café da manhã

  • 2 ou 3 fatias de abacaxi

  • 1 xícara de iogurte desnatado ou grego

  • 1 colher (de sopa) de aveia

- Lanche da manhã

  • 1 copo (300ml) de suco de abacaxi

  • 1 fatia de pão de forma integral

  • 1 ovo cozido

- Almoço

  • 1 prato de sopa ou caldo simples, o qual pode ser preparado com legumes de sua escolha

  • 1 filé médio de peixe grelhado ou peito de frango (carne magra)

- Lanche da tarde

  • 1 copo (300 ml) de suco de abacaxi

  • 1 copo de iogurte de abacaxi, iogurte desnatado ou grego

  • Obs: Pode misturar a fruta junto ao iogurte natural.

- Jantar

  • Salada de abacaxi

  • 1 filé médio de peito de frango grelhado

Dicas

  • É recomendado que você tome, no mínimo, 2,5 litros de água por dia.

  • O consumo de chás sem açúcar é liberado e ainda pode contribuir com efeitos positivos para o organismo manter o estado de termogênese, assim queimando mais calorias.

  • Afirma-se que a água com limão também pode contribuir para uma melhor digestão durante a dieta do abacaxi.

  • É fundamental que você busque uma avaliação médica, pois apenas um profissional da saúde poderá reconhecer se você está saudável para adotar o plano alimentar sem qualquer ameaça e prejuízos à sua saúde.

  • Alternativas para intensificar a queima calórica não são descartadas, por isso, busque reservar um período de tempo de seu dia para praticar exercícios, e ainda, substitua hábitos de sedentarismo. Utilize escadas, faça pequenas caminhadas, coma em porções menores, por exemplo.

  • Reflita e conscientize-se, pois a dieta do abacaxi não poderá ser adotada para toda sua vida, avalie os benefícios e reconheça, talvez uma dieta recomendada por um nutricionista possa ser mais confiável e adequada para as suas necessidades atuais e também para o seu futuro.

bottom of page