top of page

13 Alimentos Que Têm Proteína e que talvez você Não Sabia


Consumir proteínas é uma das preocupações da maioria das pessoas que desejam conquistar mais músculos. É comum não se sentir motivado sempre comendo a mesma comida, é exatamente por isso que ajudaremos você a conhecer alguns alimentos que têm proteína e você não sabia. Abaixo você conhecerá um pouco mais sobre as propriedades destes que podem se tornar novos aliados para você ficar mais perto da boa forma.

1. Grão de bico

Pode ser difícil de acreditar, mas meia xícara de grão de bico contém mais de 7 gramas de proteínas. Há pessoas que lidam com uma resistência com o sabor do grão de bico, mas é importante saber que há inúmeras opções de preparo, você pode combiná-lo com saladas e até sucos. Você também pode adicionar o grão de bico a alimentos assados.

2. Lentilhas

Elas são a opção perfeita para aqueles que desejam alimentos que têm proteínas e alto teor fibras. As lentilhas podem incrementar e adicionar um sabor diferenciado à sua refeição, tornando-a mais satisfatória e ainda ajudando a manter equilibrado o nível de açúcar na corrente sanguínea, o que garante mais energia e melhor controle da fome, além de fornecerem Ferro ao seu organismo.

Elas podem ser facilmente preparadas e seu cozimento necessita de menos tempo que o cozimento de feijões e legumes. Uma pequena porção de lentilha pode contribuir com em média 9 gramas de proteínas.

3. Feijão

Ele é um dos alimentos que têm proteína muito consumidos pelos brasileiros. Independente do feijão escolhido por você, tanto o branco, quanto o preto podem fornecer quantidades surpreendentes de proteínas. Ao consumir uma xícara desses grãos, você poderá contar com em média 15 gramas de proteínas.

4. Ervilhas

Você sabia que as pequenas bolinhas verdes podem conter tanta proteína quanto uma pequena porção de pasta de amendoim? Pois é, uma xícara de ervilhas pode oferecer 8 gramas de proteínas, ainda contribuindo como fonte de vitamina C e fibras.

5. Nozes

Elas podem ser reconhecidas como fonte de gorduras saudáveis, mas também são alimentos que têm proteínas, por isso, podem tornar o seu lanche mais nutritivo e rico em nutrientes. É importante atentar para o consumo de nozes em sua forma natural, ou seja, sem adição de conservantes ou produtos industrializados que possam deixar a refeição menos saudável. Ao consumir o equivalente a 7 nozes, você poderá garantir 4 gramas de proteínas.

6. Sementes de abóbora

Elas são cheias de proteínas e de fato não há nenhuma desculpa para você não adicioná-las às suas refeições, pois seu sabor não compromete qualquer receita. Ao consumir uma pequena porção de sementes de abóbora, você poderá contar com 9 gramas extras de proteínas.

Uma deliciosa forma de começar a consumir semente de abóbora é combinando-a com farinha de aveia, mingaus, saladas ou até em vitaminas e sucos.

7. Sementes de Chia

Elas são muito adotadas em dietas devido à sua alta quantidade de antioxidantes, fibras, ômega 3 e ácidos graxos, mas o que muitas pessoas não sabem, é que as sementes Chia são alimentos que têm proteína para a sua dieta, já que cerca de 2 colheres de sopa pode conter em média 4,7 gramas do nutriente.

Pode-se adicionar as sementes a sucos verdes, saladas, iogurtes, mingau e até consumi-las junto com leite desnatado apenas. Os benefícios obtidos com o consumo de Chia justificam seu reconhecimento como super-alimento.

8. Ricota

A ricota marca presença em lanches, mas o que você não sabia é que ela é destaque entre os alimentos que têm proteína. Há inúmeras pessoas que acreditam que ricota não é uma das fontes mais ricas em proteínas, porém, ao consumir o equivalente a 1/2 xícara de ricota, você estará obtendo cerca de 14 gramas de proteínas, o que pode ser considerado uma contribuição significativa. Por isso, reflita e tente adicioná-la às suas refeições.

9. Aveia

Escolher uma pequena porção de mingau de aveia para a primeira refeição do dia pode favorecer para que você se sinta disposto para todas as atividades, pois a aveia é um carboidrato complexo, que pode liberar energia de forma mais lenta. Ela ainda contém uma quantidade significativa de proteínas, pois 3 colheres de sopa de aveia contém em média 7 gramas de proteínas. Não conte com a aveia apenas para mingau, ela ainda pode combinar com deliciosas e nutritivas vitaminas e sobremesas.

10. Abacate

Eles são ricos em diversos nutrientes, por isso, não acredite nas afirmativas de que o abacate engorda. A fruta contém gorduras boas e que podem contribuir para o bom funcionamento de seu organismo. Os abacates podem fornecer ao seu corpo uma boa quantidade de proteínas, além de ser uma excelente opção para você preparar saladas e vitaminas naturais. Ao consumir 100 gramas de abacate, você poderá garantir 2 gramas de proteínas.

11. Arroz integral

Ele é tido como o alimento mais rico em proteínas dessa lista, além de fornecer ao seu corpo vitaminas de complexo B, ácidos gordos essenciais, Manganês, Fósforo e fibras, diferenciando-se do arroz branco, que passa por processamento e perde grande parte destes nutrientes. Ao consumir uma xícara de arroz integral, você estará garantindo de 4,5 a 5 gramas de proteínas.

12. Iogurte grego

Ele tem um sabor levemente azedo e possui consistência cremosa, além de ser delicioso e ser um dos alimentos que têm proteína mais presentes em dietas para perda e ganho de peso. Estamos falando do iogurte grego, o qual pode ser considerado uma alternativa versátil e rica em proteínas para suas receitas lights. Você pode contar com 18 gramas de proteínas em 24 gramas de iogurte grego. Uma forma inovadora é utilizá-lo como substituto do creme de leite em diversas receitas.

13. Queijo cottage

Ele ajuda a evitar desequilíbrios dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, e seu sabor também pode ser reconhecido como um dos benefícios atrelados à sua contribuição proteica. Você pode adicionar o queijo cottage a fatias de pão integral, e ainda combiná-lo com saladas, pois uma pequena porção desse queijo pode adicionar 21 gramas de proteínas para sua nutrição diária.

bottom of page