top of page

10 Benefícios do Orégano para Boa Forma e Saúde


Pense em orégano e muito provavelmente o que virá à sua cabeça é o tempero espalhado sobre uma deliciosa pizza de mussarela. Apesar de ser mais conhecido por nós brasileiros na forma desidratada, o orégano também pode ser encontrado como folhas frescas e também como óleo, esse último utilizado até como cosmético.

O orégano seco carrega uma boa parte das propriedades do orégano in natura, mas a planta fresca e seu óleo concentram a maioria dos benefícios do orégano para boa forma e saúde. Tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem óleos voláteis com propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes, entre outras, como veremos logo mais.

Propriedades do orégano

De origem mediterrânea, o orégano é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal. Principais ingredientes do orégano:

  • Polifenóis: de 60 a 80% do óleo de orégano é composto de carvacrol, enquanto outros 5% são formados pelo timol, dois polifenóis que conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso;

  • Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas;

  • Vitaminas: A, C, K e complexo B;

  • Minerais: zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio;

  • Ômega 3.

Veja abaixo os 10 principais benefícios do orégano para boa forma e saúde.

Ajuda a perder peso

Imaginar que o orégano emagrece pode parecer um pouco difícil quando estamos acostumados a associar o tempero a um prato tão calórico como a pizza, mas a verdade é que o óleo de orégano auxilia na perda de peso. Essa propriedade do orégano se deve à presença do carvacrol, o composto ativo do orégano que pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco.

Em um estudo publicado em 2012 no “The Journal of Nutritional Biochemistry”, pesquisadores induziram a obesidade em ratos através de uma dieta com alto teor de gordura. Ratos que não receberam carvacrol tornaram-se obesos muito rapidamente graças à dieta hipercalórica. Já ratos que receberam o composto carvacrol em conjunto com a dieta ganharam significativamente menos peso e também apresentaram taxas menores de colesterol e triglicérides. Após análise da função genética, notou-se que os genes envolvidos na formação de novas células de gordura foram suprimidos devido ao uso do carvacrol.

O óleo de orégano também pode ajudar a emagrecer de maneira indireta, reduzindo o apetite. Isso ocorre porque o óleo possui digestão mais lenta que os carboidratos e proteínas, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade.

Vale lembrar ainda que as folhas frescas de orégano são ricas em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e também prolongam a sensação de saciedade.

Diminui dores musculares e inflamações

O óleo de orégano pode ser um ótimo relaxante muscular quando aplicado diretamente sobre a pele. Misture uma parte de óleo de orégano com outra parte igual de azeite e aplique na área dolorida, massageando suavemente. Essa propriedade do óleo de orégano pode ser especialmente benéfica para quem pratica atividade física, pois ajuda a melhorar dores musculares e permite uma melhor recuperação pós-treino.

A mistura com o azeite também pode ser utilizada para tratar dores nas costas e distensões musculares leves.

Auxilia a digestão

Sobretudo na forma de óleo, um dos benefícios do orégano é estimular a secreção de bile pelo fígado. Entre outras funções, a bile facilita a digestão de gorduras, atuando como um detergente e permitindo a absorção de nutrientes.

O orégano também melhora a indigestão, a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições.

É um excelente Antibactericida e Antifungicida

bottom of page